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10 Dicas de Marketing Digital para Pequenos Negócios

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Marketing Digital é o conjunto de estratégias de marketing usadas por marcas para atrair pessoas utilizando o ambiente online.

A ascensão do comércio virtual, impulsionada pela pandemia da Covid-19 desde 2020, desencadeou uma mudança significativa no cenário econômico, especialmente no Brasil e em todo o mundo. Em 2021, uma pesquisa conduzida pela Mundi Map e E-commerce Brasil revelou que o e-commerce representou impressionantes 58% das vendas realizadas pelos lojistas.

Mesmo com a reabertura dos comércios em escala global, a perspectiva é de que o varejo online continue a crescer de forma expressiva. Diante desse contexto, se você é proprietário de um pequeno negócio e ainda não deu os primeiros passos no universo online, é crucial agir rapidamente para evitar ficar para trás.

É nesse contexto dinâmico que surge a importância do Marketing Digital para Pequenos Negócios. Para guiá-lo nessa jornada de transformação digital, apresentaremos neste artigo 10 dicas iniciais que permitirão a criação de uma estratégia de marketing digital eficaz para o seu negócio. Chegou o momento de iniciar sua presença digital e posicionar seu empreendimento para o sucesso no ambiente online.

1 – A transformação digital não é um “bicho de sete cabeças”.

Chamamos de transformação digital o processo de substituição das formas manuais e tradicionais de fazer negócio pelas mais recentes alternativas digitais.

Normalmente, quando um pequeno empresário pensa em transformação digital, ele imagina que se trata de algo restrito a grandes empresas. É normal imaginar que para se fazer essa transformação serão necessários grandes investimentos em tecnologia de ponta e que não poderemos arcar com essas mudanças.

Mas a verdade é que acaba sendo muito mais fácil para uma empresa pequena passar por uma transformação digital do que uma grande. Pois as grandes empresas normalmente possuem um grande número de funcionários que terão que se adaptar as mudanças. Grandes sistemas manuais e burocráticos que terão que ser modificados por soluções digitais e tudo isso acaba sendo muito mais lento e custoso.

Enquanto uma empresa pequena, que tem poucos funcionários, e os processos operacionais são simples o “trauma” é praticamente zero. Além disso, por ser pequeno, o negócio não necessitará de grandes sistemas de informática para funcionar. Tudo isso torna a transformação mais rápida, eficiente e barata para os pequenos negócios.

2 – O delivery é essencial para alcançar os seus clientes.

Oferecer a opção de delivery aos seus clientes agrega valor e fortalece a sua marca. Adiciona praticidade e economia de tempo na experiência do cliente e eles irão te agradecer muito por esse serviço, mesmo você cobrando uma taxa por ele.

E você pode implantar esse serviço e continuar vendendo normalmente no balcão da sua loja e paralelamente vender online através de aplicativos próprios, pelo WhatsApp ou pelas redes sociais e realizar a entrega através de cooperativas de moto entregador da sua cidade.

O delivery aumenta a visibilidade da sua marca, no caso de você usar entregadores próprios. Pois as motos irão circular pelas ruas da cidade com a sua marca estampada nas malas. E se você prestar um bom serviço, com eficiência e o seu diferencial, logo a sua marca será conhecida mais e mais.

3 – As Redes Sociais vieram para ficar.

O número mais recente, de abril de 2022, indica que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 47 minutos por dia conectados às redes sociais, e o número de usuários chegar a 79,9% da população do país.

Portanto, não é mais uma questão de “não ter jeito com tecnologia”. Se a sua empresa não está nas redes sociais, o seu concorrente provavelmente está. E as chances de ele ser lembrado são muito maiores que as suas.

Então é imprescindível que você mantenha um perfil nas principais redes sociais que tenham mais sinergia com o seu negócio. Mas vale salientar que o Facebook, o Youtube e o Instagram ocupam os três primeiros lugares (nesta ordem) no ranking de redes sociais mais acessadas pelos brasileiros. E olha que o Youtube não é nem exatamente uma rede social, mas isso é assunto para outro artigo.

4 – Comunique-se mais através de recursos audiovisuais.

As mídias audiovisuais foram projetadas para serem percebidas concomitantemente pelos olhos e ouvidos, possibilitando uma imersão por parte de quem assiste. Dessa forma, toda mensagem é muito melhor absorvida.

A mensagem transmitida por vídeos na internet, por exemplo, tem um enorme potencial de alcance e absorção, fazendo com que esta seja a forma mais rápida e eficiente de se comunicar com uma audiência.

Redes Sociais como o TikTok, por exemplo, tiveram um crescimento meteórico e conseguem um alcance enorme com seus vídeos curtos, especialmente entre os jovens.

O sucesso do TikTok é tão notório que o Instagram, que tradicionalmente sempre foi uma rede social de publicação de conteúdo estático (fotos e gráficos), lançou uma ferramenta concorrente chamada Reels e hoje em dia declarou que está focando a sua operação na divulgação de vídeos curtos, para concorrer diretamente por esse espaço de mercado.

Portanto, chegou a hora de você deixar a timidez de lado e focar a sua comunicação em vídeos. E mesmo que você não queira aparecer, pelo menos a sua voz com algumas imagens de fundo podem te ajudar a alcançar mais pessoas nas redes sociais.

Há também outras opções, com textos e locuções com as vozes das Inteligências Artificiais, onde você escreve o texto e coloca para uma IA narrar.

5 – Use iscas digitais, como e-books por exemplo, para captar contatos de potenciais clientes.

Você pode até achar que é brincadeira, mas a já antiga prática de e-mail marketing, que consiste em divulgar seus produtos ou serviços por e-mails, ainda são muito eficientes e são parte importante de qualquer estratégia de marketing digital.

Mas para que você consiga realizar uma boa campanha de e-mail marketing, você precisa de uma lista de contatos, com bastante clientes em potencial para o seu negócio.

E a melhor forma de conseguir essa lista é com iscas digitais. E-books são excelentes exemplos de isca digital. Um conteúdo de valor relacionado ao seu negócio, ou seja, alguma informação que de fato ajude as pessoas, entregue gratuitamente pela internet, em troca dos contatos da pessoa interessada.

Se essa estratégia for bem aplicada, ou seja, se as listas forem bem elaboradas, com os conteúdos das iscas tendo relação com o produto ou serviço que sua empresa pretende ofertar, você terá várias listas de propensos clientes prontos para receberem a sua oferta irresistível em suas caixas de entrada.

6 – Mantenha a comunicação e um bom relacionamento com a sua base de clientes.

Com o auxílio das redes sociais ou dos mensageiros como o WhatsApp Business, mantenha sempre uma comunicação cordial e prestativa com a sua base de clientes, ou seja, aqueles clientes mais assíduos e fieis da sua marca.

Essa estratégia é a que chamamos de marketing de relacionamento.

No mundo globalizado e conectado em que vivemos hoje, o seu cliente provavelmente tem contato próximo com você e com muitas outras empresas do seu mesmo seguimento.

E quando a questão é economia, se você tem um mau relacionamento com a sua base, basta uma oferta minimamente melhor do seu concorrente para que você perca a fidelidade do seu cliente.

Portanto não deixe de se relacionar e de oferecer sempre informações relevantes que possam realmente ajudar os seus clientes. Isso poderá fazer a diferença e mantê-los fieis a sua marca.

7 – Comece pequeno para depois expandir sua operação.

Quando um pequeno negócio está passando pela transformação digital, é comum o empresário se empolgar e querer “abraçar o mundo com as pernas”.

O digital abre um mundo enorme de possibilidades, principalmente quando o assunto é comercio virtual, o famoso e-commerce.

Mas querer começar hoje e já partir para a grande concorrência dos mercados nacionais e até globais pode terminar em frustação.

Da mesma forma que a internet abre um leque de possibilidade, também abre uma série de desafios. Como por exemplo, concorrer com grandes magazines nacionais ou multinacionais que atuam no seu mesmo seguimento e que já estão consolidados no mercado e contam com bastantes recursos para suas operações funcionarem sem maiores dificuldades.

Por isso, o ideal é começar pequeno. Venda para sua cidade primeiro. Ganhe uma boa base de clientes e experiência nesse tipo de operação. Tenha certeza de que está pronto e em seguida amplie para todo o Brasil.

8 – Faça anúncios nas redes sociais.

A Meta (novo nome da empresa Facebook) é a proprietárias de duas das maiores redes sociais do mundo, o Facebook e o Instagram. E como você já sabe, milhares de brasileiros passam várias horas por dia dentro dessas plataformas.

Além de navegar nas redes sociais, as pessoas interagem com empresa e produtos. E através de coleta de dados de preferencias dos usuários, a Meta possibilita que nós anunciemos nessas duas redes sociais para um público segmentado altamente qualificado.

O Google, gigante da tecnologia, proprietária dos dois maiores sites de buscar do mundo, Google e Youtube, também coleta dados de seus usuários e possibilita que empresas anunciem para esses públicos com segmentação inteligente.

Com uma certa facilidade e com custos acessíveis, é possível começar a anunciar nessas plataformas, e dessa forma acelerar o seu crescimento no digital.

Esse é o chamado tráfego pago, que é a estratégia de gerar tráfego de pessoas para o site, rede social ou endereço local da sua empresa, através de anúncios pagos nas redes sociais ou mecanismos de buscas.

9 – Use estratégias de SEO local.

O Google possui uma ferramenta gratuita em sua plataforma chamada Google Meu Negócio. Nessa ferramenta você pode cadastrar as informações da sua empresa, como endereço, telefones, site, horários de funcionamento entre outras informações.

Esse cadastro possibilita que as pessoas próximas ao seu negócio o localizem através da busca no site do Google.

Incluindo palavras-chave estratégicas nesse cadastro, é possível melhorar as chances do seu negócio ser encontrado no buscador. A essa técnica de se usar palavras-chave dá-se o nome de SEO (Search Engine Optimization), ou otimizaçãopara mecanismos de busca em tradução livre.

Além disso, ter um perfil no Google Meu Negócio dá credibilidade ao seu negócio local e tem potencial para ser a sua principal estratégia de marketing.

10 – Faça parcerias com outras empresa e profissionais que também estejam no digital

As parcerias serão muito úteis na sua caminhada pelo digital. Principalmente no início, quando ainda não se tem audiência, fazer uma parceria estratégica com outra empresa que já possui engajamento no digital irá te ajudar a conseguir os primeiros seguidores.

E está não é uma estratégia importante apenas no início. A recomendação é sempre manter parcerias com influenciadores digitais, por exemplo, que vão te ajudar a manter a marca humanizada e com engajamento.

Além disso, fazer parcerias comerciais com empresa que tenham relação com o seu seguimento, também é uma opção muito forte. Por exemplo, você tem um petshop e faz uma parceria com uma clínica veterinária. Fazer uma ação de marketing em conjunto, pode trazer muito mais resultados para ambas as empresas do que uma ação solitária traria.

O marketing digital é a solução mais moderna, eficiente e econômica para pequenos negócios. E citamos aqui apenas 10 dicas importantes e iniciais em um universo de milhares de estratégias que podem servir muito bem pequenos, e também médios e grandes negócios.

E aí, gostou de saber mais sobre marketing digital? Quer aprender mais para aplicar no seu negócio e conseguir mais clientes através da internet? Então aproveite para ler esse outro artigo: Desbloqueando o poder do marketing digital: Dicas essenciais para iniciantes

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